29 de nov. de 2011

Rádio UFS diversifica programação

Após dois anos no ar, emissora planeja ampliar potência de transmissão

Por Camila Ramos e Regiane Sá

Estúdio de produção e ensino (foto: Daniel Damasio)
A Rádio UFS FM, sintonizada através da frequência 92,1MHz, surgiu de um convênio realizado em 2004 com a Radiobras (hoje Empresa Brasil de Comunicação – EBC), que cedeu a concessão para a Universidade Federal de Sergipe. Mas a construção do prédio da emissora e a montagem das instalações prolongaram-se por quatro anos. Por isso, a Rádio só começou a funcionar, ainda em caráter experimental, no segundo semestre de 2008, e entrou oficialmente no ar em agosto do ano seguinte.

Segundo a professora Messiluce Hansen, chefe da Assessoria de Comunicação da Universidade (Ascom) e coordenadora geral da Rádio UFS, os dois órgãos são independentes, embora atualmente a emissora utilize parte do conteúdo jornalístico produzido pela Ascom. Assim, as informações sobre as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade alcançam um novo público, e não apenas os leitores do portal da UFS.

(foto: Daniel Damasio)
Com potência de 130W, o alcance geográfico da Rádio UFS não é de grande extensão. Ainda assim, ela é ouvida não somente pela comunidade acadêmica, mas também por moradores de São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro e de algumas áreas de Aracaju. No entanto, o índice de audiência é desconhecido, pois a UFS não contratou um serviço de medição, de acordo com outro produtor da Rádio, Dudu Oliveira. A professora Messiluce Hansen diz que já foram iniciados estudos para a ampliação do sinal da Rádio, mas ressalva que este é um projeto para médio e longo prazos, pois envolve uma série de ações conjuntas com a EBC e a Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações.

Questionamentos
Mesmo com o seu pouco tempo de existência oficial, a utilização da Rádio foi questionada pelos estudantes dos cursos de Comunicação da Universidade Federal de Sergipe, durante a ocupação da Reitoria que ocorreu entre maio e junho deste ano. Segundo o aluno do 6º período de Jornalismo Geilson dos Santos, que participou deste movimento, eles reivindicaram a democratização da Rádio, pois consideravam o acesso muito restrito, não funcionando de fato como meio laboratorial de ensino.

Em contraponto, a coordenadora geral da Rádio, Messiluce Hansen, afirmou que a Rádio UFS é e sempre foi aberta à participação dos estudantes dos cursos de Comunicação. Segundo ela, a programação da emissora conta hoje com a participação fundamental de estagiários bolsistas e voluntários, selecionados através de editais públicos.
Atualmente são veiculados 19 programas regulares, distribuídos por todos os dias da semana. Em relação à escolha das músicas, Igor Mangueira diz que “a gente trabalha com músicas que façam o ouvinte pensar, temos uma programação alternativa, diferente das outras rádios comerciais”. O produtor diz ainda que o contato com os ouvintes ocorre através da Internet (via Twitter ou Facebook), pois isso facilita o trabalho, já que a equipe é reduzida. A Rádio também está disponível através do site: www.infonet.com.br/radioufsfm

Nenhum comentário: