Abertura

Encontro apresenta as várias faces da comunicação sobre o meio ambiente

Com 110 inscritos de 15 cidades brasileiras, quase 40 trabalhos aprovados e nove palestrantes de outros estados, o  1º Encontro Interdisciplinar de Comunicação Ambiental (EICA) movimentou a Universidade Federal de Sergipe entre os dias 13 e 15 de abril. Uma exposição fotográfica e uma mostra de curtas do Circuito Tela Verde antecederam a abertura oficial do evento, uma iniciativa do Laboratório Interdisciplinar de Comunicação Ambiental (LICA) em parceria com o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema).

A cidade, os seres e o ambiente

Ao chegarem para o credenciamento, no Saguão da Reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS), os convidados e participantes do Encontro tiveram uma surpresa: a exposição de fotografias “A cidade, os seres e o ambiente”, coordenada pelas professoras Beatriz Colucci e Renata Voss, com trabalhos de um grupo de alunos de Comunicação. O título da mostra surgiu a partir de conversas em aula com os estudantes sobre a relação entre o ambiente natural, o meio construído da cidade e os seres que aí vivem, explicou Beatriz.

Foto de Daniel Nascimento
Foto de Dayse Ismerim









A maioria das imagens foi produzida na chamada Orlinha do Bairro Industrial, próxima ao Centro de Aracaju, onde os jovens encontraram uma grande diversidade de contrastes entre o mangue, a cidade, o trabalho braçal e animais. “Apesar das fotos serem feitas no mesmo lugar e com o mesmo tema, conseguimos captar várias imagens diferentes, cada uma com sua particularidade”, avalia Dayse Ismerim, monitora das disciplinas Iluminação e Fotografia e Fotojornalismo II. A escolha das fotos foi feita pelos próprios alunos, a partir de uma seleção prévia de cinco de cada um. Ao final, foram expostas as que tinham mais afinidade com o tema do Encontro. A impressão das imagens contou com apoio da empresa Colorprintes (reportagem de Gleiceane Silva).

Abertura com casa cheia
Foto: André Teixeira
Com mais de meia hora de atraso, a solenidade de abertura do 1º EICA teve início por volta das 18h40 do último dia 13 de abril, com o Auditório da Reitoria da UFS quase lotado. Cerca de 200 pessoas ocuparam a plateia e o mezanino à espera da conferência inaugural do evento, a cargo do geógrafo Carlos Walter Porto-Gonçalves, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Mas tiveram que esperar cerca de meia hora de agradecimentos, elogios e dois breves discursos.

A primeira a falar foi a coordenadora geral do Encontro e também coordenadora do LICA, Sonia Aguiar, que pediu desculpas pela longa lista de agradecimentos que teria que fazer, em especial aos  pesquisadores do Laboratório, Ana Ângela Farias Gomes, Jean Cerqueira e Matheus Felizola, e aos três apoiadores financeiros: a Fundação de Amparo à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec); o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas; e a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracaju (Secom-PMA). Destes, apenas a Fapitec enviou representante à solenidade, a Coordenadora Executiva de Desenvolvimento de Programas, Sônia Maria Fonseca Prado. A coordenadora do EICA encerrou sua fala explicando que a comunicação ambiental é um campo ainda em construção, e que a complexidade das questões ambientais contemporâneas não pode ser tratada sem uma abordagem interdisciplinar, daí a proposta do Encontro.

Também compuseram a mesa de abertura do EICA o Secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Sergipe, Genival Nunes Silva; o Vice-Reitor da UFS, Ângelo Roberto Antônio; a Coordenadora do Prodema, Maria José Nascimento Soares; e o recém-eleito chefe do Departamento de Comunicação Social da UFS, Fernando Luiz Alves Barroso (colaborou Vanessa Lima).