Comunicações

Trabalhos apresentados no EICA apontam tendências da Comunicação Ambiental

Evento mostrou-se fiel à proposta de interdisciplinaridade de conhecimento nos artigos selecionados para comunicação oral

Por Sóstina Santos

O último dia do EICA - Encontro Interdisciplinar de Comunicação Ambiental, realizado na Universidade Federal de Sergipe (UFS), de 13 a 15 de abril, foi programado com apresentações de artigos científicos, de caráter interdisciplinar, com o objetivo de favorecer a cooperação de conhecimentos voltados para a relação entre comunicação e meio ambiente. Além de artigos científicos, foram apresentados relatos de experiências realizadas tanto por profissionais que atuam nessa área quanto por professores e alunos que desenvolvem trabalhos de extensão e projetos experimentais em comunicação ambiental.

Na primeira fase de seleção de trabalhos foram submetidos 51 resumos expandidos, dos quais 11 não foram aprovados pelo conselho científico formado por dez professores-doutores de sete universidades federais de quatro regiões do país (exceto a Norte). Quase todos não foram aceitos, por não conseguirem aliar comunicação e meio ambiente, focando-se somente em educação ambiental, e/ou por problemas de redação.

Dos 40 trabalhos aprovados para comunicação oral, 11 foram relatos de experiências e 29, artigos científicos, que foram agrupados nos seguintes subtemas: “Comunicação de risco e mudanças climáticas”; “Ecoeficiência, marketing verde e comportamentos de consumo”; “Comunicação ambiental e desenvolvimento local”; “Educomunicação e educação ambiental”; “Jornalismo Ambiental e discursos sobre a sustentabilidade”; e “A questão ambiental e a ética com as futuras gerações”.

De acordo com a coordenadora geral do evento, Sonia Aguiar, o Encontro teve um bom começo pela quantidade de trabalhos inscritos, embora tenha se esperado mais, e pela quantidade de profissionais e pesquisadores de outros estados que submeteram seus trabalhos e que já são bastante conceituados nessa área.

Uma área em crescimento

O conselho científico do EICA, responsável pela análise e seleção dos trabalhos inscritos, foi composto pelos seguintes professores-doutores: Sonia Aguiar Lopes (UFS), Ana Ângela F. Gomes (UFS), Dione Oliveira Moura (PPGCOM-UNB), Ilza Maria Tourinho Girardi (UFRGS/NEJRS), Isaltina Maria de Azevedo Mello Gomes (PPGCOM-UFPE), Itamar de Morais Nobre (UFRN), Maria José Nascimento Soares (Prodema-UFS), Messiluce da Rocha Hansen (UFS), Olga Maria Tavares da Silva (PPGCOM-UFPB) e Thales Haddad Novaes de Andrade (UFSCar/ Anppas).

“Qualitativamente, no que concerne aos aspectos teórico-metodológicos dos trabalhos submetidos, nota-se crescimento e evolução, tendo em vista esta ser uma área também em crescimento e evolução”, afirma Itamar Nobre, professor e pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Segundo ele, não houve dificuldade no processo de seleção dos trabalhos. “A amplidão em questão, constante na inter/multidisciplinaridade, é fundamental para o beneficiamento da abertura do pensamento científico”.

Segundo Ilza Girardi, professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o resultado de um evento interdisciplinar como o EICA é bastante positivo. “Uma das funções da comunicação, no meu ponto de vista, é contribuir com a ampliação da consciência acerca da necessária inclusão do ambiente/natureza nas nossas vidas para nos sentirmos parte. Quanto mais pessoas se dispuserem a refletir sobre isso, melhor para nós e para a vida no Planeta como um todo”, concluiu.

A íntegra dos trabalhos apresentados pode ser consultada online nos Anais do EICA.