6 de jun. de 2011

75 anos de (Des) confiança




Em toda sua história, o confiança vive entre bons e maus momentos, causando a insatisfação de grande parte da torcida






Por Wallison Oliveira


Fundado em 1º de maio de 1936, a Associação Desportiva Confiança, nasceu após uma competição de Voleibol, no bairro Industrial, onde na época os idealizadores Joaquim Sabino Ribeiro Chaves, Epaminondas Vital e Isnard Cantalice lançaram o desafio de fundar um clube de Basquete e Voleibol. Somados e unidos pelo mesmo sonho, os jovens idealistas deram o pontapé inicial para uma história de vitórias e realizações do "Gigante Operário". Somente em 1949, a ADC (Associação Desportiva Confiança) cria seu time de Futebol, realizando diversos amistosos.

Na atualidade, o dragão do bairro industrial, como é mais conhecido por populares, não tem boas histórias para contar, no ano de 2011, por exemplo, o time não vive em um bom momento, pois foi eliminado do campeonato estadual pelo Sergipe, o maior rival do time.

Os últimos bons momentos do Confiança, que ficaram guardados para sempre na memória dos torcedores, aconteceu no ano de 2008. Na época em que o time fez uma excelente campanha no campeonato brasileiro da série c.





Em 2008, o Estádio Lourival Baptista recebia um excelente público, todos iam ao campo para ver uma ótima equipe de futebol jogar, torcida essa que lotava o estádio. Embalado pelos gritos de “vamos subir dragão”, o Confiança fez uma ótima campanha no campeonato no brasileiro da série c, faltando apenas um ponto para conseguir o acesso para a série b do brasileirão. Um dos grandes destaques desse time foi o zagueiro e capitão Valdson, ele que é sergipano, mas jogou em grandes clubes do Brasil, como: Botafogo, Flamengo e Corinthians.

Diferente dos dias atuais, o Confiança já esteve em seus dias de glória, como no ano de1955, quando através do seu padrinho, o Dr. Joaquim Sabino Ribeiro Chaves, realizou o sonho de todo time de futebol, construir o seu estádio de futebol, o Sabino Ribeiro, localizado no bairro industrial em Aracaju. No primeiro clássico do estádio, o Confiança arrasou o Sergipe ao vencer por 6x1. E na decisão do campeonato, depois de vencer o Sergipe por 3x1 no antigo estádio Adolpho Rollemberg, a FSD(atual Federação Sergipana de Futebol), marcou a 2ª partida da final novamente no Adolpho. Não concordando com a decisão, o Confiança desfiliou-se da FSD e, depois do amistoso contra o Olímpico, fechou as portas.

Revoltada com a atitude tomada pelo patrono do Confiança, a torcida proletária realizou uma grande passeata que praticamente cruzou a cidade até as proximidades da sede do clube. Envolvido com o tal movimento, o Joaquim Ribeiro foi até a multidão e, em um palanque improvisado, disse para a multidão: "Como é para o bem de todos e felicidade maior do Confiança, o Confiança fica e a Fábrica sai, porque o Confiança não pertence mais à Fábrica, o Confiança agora é do povo".

Em 17 de fevereiro de 1957, o Confiança realiza um amistoso que marca o seu retorno ao futebol. E não poderia ter sido em momento tão oportuno. O time venceu o Bonsucesso Futebol Clube do Rio de Janeiro pelo placar de 3x1, realizando um feito não seu somente, mas também do futebol sergipano, pois essa foi a primeira vitória de um time sergipano sobre times cariocas.

Durante tempos brilhantes, o Confiança montou seu primeiro grande time, que para muitos foi o maior de todos os tempos. Formado por grandes jogadores que brilharam no futebol nacional e no exterior. Com esse time conquistou: o bicampeonato em 1962/63; sagrou-se vice-campeão da Zona Nordeste da Taça Brasil em 1964; campeão estadual e da Taça São Francisco em 1965 e campeão invicto em 1968. Vale destacar as brilhantes campanhas nas Taças Brasil de 63 e 64 e também as vitórias sobre os principais times do nordeste e até Bangu, que na época foi campeão carioca.


Esse senhor de 75 anos também teve outro grande time de sua história. Este time sagrou-se novamente bicampeão estadual 1976/77, e nesse ano, realizou a melhor campanha de um time sergipano em nacionais, chegando a decidir a liderança do grupo contra o Flamengo em pleno Maracanã. Desse time, vários destaques acabaram jogando nos principais clubes do futebol brasileiro.

Nos anos 80, assim como aconteceu em outros times, o Confiança sofreu com a falta de visibilidade, e foi desclassificado do campeonato brasileiro.

Durante dez anos, o Confiança enfrentou o maior jejum de títulos do time, entre 1990 e 2000, o time não levantou uma taça sequer. Em 2001, finalmente chegou ao fim, e em 2002, conquistou o bicampeonato estadual de forma invicta, repetindo o feito de 1968. Além de ter sido bicampeão sergipano realizou a melhor campanha de uma equipe sergipana de futebol em torneios nacional, chegando até a fase de quartas de final na Copa do Brasil, sendo eliminado pelo Brasiliense. Dois anos depois, o time conquistou outro título sergipano, que veio com uma campanha praticamente impecável.

Hino do Confiança

Quem é o campeão dos campeões,
que no gramado mantém sua glória,
é a Desportiva Confiança,
dos operários tem o nome a vitória,
sua bandeira com alvi-anil,
sou Confiança em todo Brasil.
Tua luta continuará,
outras taças,
Iremos conquistar,
essa é a realidade,

quem foi rei sempre é majestade.

Títulos

Campeonato Sergipano

1951 1954 1962 1963 1965
1968 1976 1977 1983 1986
1988 1990 2000 2001 2002
2004 2008 2009

Copa Governador do Estado

2003 2005 2008

Taça São Francisco

1965

Campeonato Sergipano

Categoria Juniores:
2009
2010
2011
Sub-17:
2008
2009

Sub-15:
2010


Nenhum comentário: