17 de set. de 2013

São Cristóvão recebe apoio na saúde

Médicos chegam para colaborar com as ações desenvolvidas em unidades públicas de saúde do município.

Por Jéssica França e Mariana Pimentel.

            Há cerca de uma semana Sergipe ganhou o reforço de doze médicos no setor da saúde. O suporte é proveniente do programa Mais Médicos, desenvolvido pelo Governo Federal e que virou tema de debate entre as autoridades e a população brasileira. Desses doze profissionais, três estão destinados a atuar em São Cristóvão, na função de clínico geral.
            O projeto do Governo Federal foi aderido pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde. A quarta cidade mais antiga do Brasil já tem dois dos três profissionais atendendo a comunidade e integrando os Programas de Saúde da Família. Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Cristóvão, dois médicos brasileiros já estão trabalhando. Matheus Santana Barreto, sergipano formado pela Universidade Federal de Sergipe, que até então morava em Roraima, está atendendo as comunidades da Cabrita, Umbaubá e Várzea Grande, com diferentes escalas em cada região, e Ana Gabriela de Santana Gois, também sergipana e formada há aproximadamente dois meses e meio pela Universidade de Tocantins, atende na Unidade de Urgência do conjunto Eduardo Gomes.
Médica Ana Gabriela em atendimento.
Foto: ASCOM: Prefeitura Municipal de São Cristóvão
            Ana Gabriela afirma ter se inserido no programa devido à capacidade de conciliação entre o emprego e a proximidade com a família, escolhendo São Cristóvão, pois acredita que Aracaju possui um bom número de médicos. “Nós somos muito bem recebidos, tanto pelo diretor do posto quanto pelas enfermeiras, como pelos técnicos como pela população que está gostando bastante do programa em si que está trazendo médicos”. Ao ser questionada sobre sua capacidade de atuação profissional na Unidade, ela afirma que a deficiência encontrada é na área de medicamentos. “O povo daqui de São Cristóvão é um povo muito simples, que não tem tantas condições assim. Não tem tanta medicação no programa básico do posto de saúde então a gente tem que passar o que tem aqui”.
           
Unidade de Saúde Maria José Soares Figueroa- Conjunto Eduardo Gomes
Foto: Jéssica França
A médica informa que devem se apresentar em São Cristóvão mais dois profissionais ainda nesta semana. Eles irão atender na Unidade Básica no centro do município. Eles serão recepcionados por Ana Gabriela e toda a equipe das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Cristóvão.
            Patrícia Souza, atendente da Unidade de Urgência, declara que houve melhorias no atendimento dos pacientes, auxiliando a população e o próprio processo administrativo.
            De acordo com a secretária de saúde de São Cristóvão, Farahide Diniz, a atual administração da cidade decidiu aderir ao programa por causa das dificuldades encontradas na contratação dos profissionais da saúde, como vem ocorrendo em todo o país – principalmente nos interiores e periferias brasileiras, onde a infraestrutura é precária e os hábitos e relações sociais são diferenciados.
Unidade de Saúde Maria José Soares Figueroa- Conjunto Eduardo Gomes
Foto: Jéssica França
            A secretária informou também que a terceira médica deve ser apresentar em São Cristóvão até a segunda-feira, 16 de setembro e que já estão preparados para recepciona-la.

Mais Médicos


            O programa é fruto de ações do Governo Federal, que tem por objetivo a melhoria no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). De início, estão sendo beneficiadas 500 cidades brasileiras, com a chegada de profissionais que junto ao Ministério da Saúde tem como compromisso a ampliação no número de médicos na atenção básica.

LEIA MAIS:

Maioria dos brasileiros aprova contratação de médicos estrangeiros
Nove médicos cubanos desembarcam em Aracaju
Sergipe é contemplado com quase R$40 milhões para investir em UBS.


Nenhum comentário: